Quantos Ps tem o seu negócio?

De acordo com a American Marketing Association, o marketing-mix é:

«a mistura de variáveis controláveis de marketing que a empresa usa para perseguir o nível desejado de vendas no mercado-alvo. A classificação mais comum desses factores tem o nome de “quatro Ps” – preço, produto, promoção e distribuição (no original, placement). A optimização do mix de marketing é conseguida através da atribuição do montante do orçamento de marketing para ser gasto em cada elemento do mix de marketing, de modo a maximizar a contribuição total para a empresa.»

 

art023 - pagani-price-505 (640x475)

 

O P do Preço refere-se a questões essencialmente financeiras, tais como a tabela de preços, o prazo de pagamento, as condições de pagamento, os custos de produção, o valor para o cliente ou a regulamentação existente.

 

Quando falamos do P de Produto estamos a referir-nos à sua concepção, às variedades, à embalagem, aos tamanhos em que será comercializado, à qualidade inerente e à garantia.

 

Já o P de Promoção está mais relacionado com a forma como se comunica: qual a mensagem (interna e externa), a força de vendas, a publicidade, as promoções para clientes e consumidores, as relações públicas e as acções de marketing directo, relacional, etc..

 

Por último, o P da Distribuição foca como se chegará ao mercado. Aqui falamos dos canais de venda, os locais de venda, a disponibilidade, a acessibilidade e a visibilidade.

 

art023 - 4Ps (640x374)

 

Nos últimos anos surgiram inúmeras teorias que consideram uma quantidade pouco consensual de Ps. A título de exemplo, a que considera um marketing-mix composto por 7 Ps inclui, além dos 4 tradicionais, as pessoas, as provas físicas e os processos.

 

art023 - 7 marketing-mix

Leave a Reply