Você é a sua melhor marca

Com um mercado cada vez mais feroz e onde a oportunidade é, cada vez mais, o factor para a concretização dos negócios, torna-se determinante trabalharmos o nosso Marketing Pessoal. Não perdermos a oportunidade de ser lembrados porque somos o melhor do mercado, não perdermos a oportunidade porque estamos no local certo à hora certa, não perdermos a oportunidade porque somos conhecidos, e acima de tudo, reconhecidos!

Mas afinal, o que é o Marketing Pessoal?

No nosso artigo de Agosto de 2013, o Marketing de relacionamento: um pau de 2 bicos, referimos que “é muito frequente nas PME, em particular nas que estão mais distantes dos grandes centros urbanos, que as estratégias de promoção utilizadas se resumam a um Marketing de relacionamento. O empresário é, na maior parte das vezes, uma pessoa que se destaca pelas suas qualidades de relações sociais e humanas, visíveis pela participação no associativismo local e pelo papel activo no dia-a-dia da comunidade em que está inserido.”

Assim, além do Marketing de relacionamento que se cria com os clientes, podemos afirmar que o Marketing Pessoal é o impulsionador destas mesmas relações. Tipicamente, para um empresário alcançar os seus objectivos tem de trabalhar o seu Marketing Pessoal de forma eficaz. O Marketing tem como objectivo atrair novos clientes e manter e cultivar os actuais.

Logo, o Marketing Pessoal é a capacidade de atrair e manter relacionamentos que nos permitam concretizar de forma mais sustentada objectivos profissionais e pessoais. Seja para sermos reconhecidos no nosso mercado, no nosso quarteirão ou no nosso meio social.

Queremos ser reconhecidos como o melhor do mundo para o nosso “target”. Criar novas relações só será possível se o nosso Marketing Pessoal for bem trabalhado. Os clientes querem mais do que uma marca, querem mais do que um fornecedor. Os clientes procuram associar um rosto a essa marca. Querem conhecer a pessoa por trás da marca, por trás da empresa. Mas por isso mesmo é que cada um de nós também é uma marca. Portanto, para concretizarmos os nossos objectivos de venda temos de vender não só a nossa marca, “Lda”, como a nossa marca pessoal. Para isso temos de cuidar da nossa marca pessoal, temos de trabalhar o nosso Marketing Pessoal.

Como?

art024 - Marketing_Pessoal

Antes de lançar um produto para o mercado temos de o conhecer bem, certo? Pois primeiro conheça-se a si próprio. Reflicta sobre as suas competências tal como faria para elaborar a análise SWOT da sua empresa.

Depois comece por definir a sua Missão, a sua Visão e os seus Valores. Tal como faz para a sua empresa.

De seguida defina os objectivos que pretende alcançar. Sempre SMART!

Posteriormente pense, como trabalha o marketing do seu negócio? Utilizando o Marketing Mix da melhor forma possível. Então certifique-se que utiliza o Marketing Mix também para o seu Marketing Pessoal.

Produto – Certifique-se que as suas competências e aquilo que o torna único são as melhores do mercado. Trabalhe arduamente para tornar os pontos fracos em pontos fortes. O produto somos nós!

Preço – O seu valor tem de estar adequado àquilo que oferece. Seja realista, quanto pagaria por um produto igual? E por um melhor?

Promoção – A sua imagem e a sua publicidade têm de ser coerentes. Cuide da sua imagem. Um excelente produto numa embalagem “amassada” ou “sem cor” perde credibilidade. Invista diariamente na sua promoção e nas relações públicas. Aproveite o networking para o ajudar no word-of-mouth!

Distribuição – Tem de estar visível para ser reconhecido como produto de qualidade. Seja nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Google+), seja nos eventos sociais e/ou profissionais. Participe. Mostre-se!

Acima de tudo, antes de “vender”, “ofereça”. Partilhe conhecimento, experiências. Tal como as amostras de produto. Deixe ser “experimentado”!

art024 - melhor marca

 

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