Todos os dias surgem novos suportes promocionais, com diferentes níveis de investimento financeiro, quer online quer offline. Se os soubermos aproveitar convenientemente podem trazem uma mais-valia considerável às nossas acções de marketing.
Começando pelos suportes online e indo aos poucos até ao mundo offline…
Conversor 3D, em que podemos ser o protagonista de um vídeo de acção.
Realidade aumentada (no 3º vídeo é explicado como se pode criar uma aplicação de realidade aumentada).
Integração entre o telemóvel e um vídeo na Internet. A partir da disponibilização de um número de telemóvel é despoletada uma gravação que o dono do equipamento ouve e também pode ser visualizado o vídeo da mesma pelo amigo que lhe está a “pregar a partida”. Em Portugal ficaram célebres as acções a promover a Gamebox do Sporting C.P. (com gravações do Paulo Bento) e do Meo (com gravações dos Gato Fedorento).
Smartpox (também conhecido por QR code), onde podemos “esconder” códigos que só são legíveis por quem tiver um aparelho descodificador.
E porque não fazer publicidade de vídeo nos túneis do metro? (no 3º vídeo está a explicação do funcionamento).
Outdoors “humanizados”.
Publicidade em carros do supermercado (actualmente já suportam inovações como o odor, assumindo-se como uma “arma” ao serviço do Sensory Marketing).
Latas em embalagem macia, totalmente personalizáveis com a imagem da marca. Ideais para sampling em eventos.
Publicidade em embalagens de lenços de papel. De acordo com o Wikipedia, ”about 4 billion of these packages of tissues are distributed on the streets annually in Japan—largely outside of subway stations. This industry generates sales in the range of ¥75 billion annually” .
Publicidade em cabides. Lavandaria e ginásios são alguns dos negócios que já “venderam” este espaço privilegiado de comunicação com os seus clientes.
Muitos outros formatos poderiam ser aqui enumerados (guardanapos em bares, verso do papel das fotocopiadoras, verso do talão de compras, etc). Cabe-nos a nós marketeers usar cada formato consoante o desafio que temos pela frente e inovar constantemente!



