Marketing das Redes Sociais

Com o desenvolvimento da economia da Internet e o crescimento dos medias sociais, a comunicação escalável e a acessibilidade ubíqua criaram uma terceira estratégia de marketing comercial relevante: o marketing de médias sociais. Este termo foi cunhado em 2006 por Rohit Bhargava, estratega digital e marketer, para representar a estratégia de alavancar o conteúdo gerado pelo utilizador como base para o estabelecimento de mecanismos que geram confiança, oferecendo apoios.

O Marketing de média social procura construir envolvimento por meio de interacções e promover a comunicação entre os potenciais consumidores e clientes existentes em comunidades interactivas para melhorar o tráfego e as vendas.

art012 - Business-Social-Media

Marketing de media social é motivado pelas oportunidades e pelos potenciais retornos trazidos pela socialização do consumidor e pelo seu envolvimento. Os profissionais têm visto isto como o movimento de marketing para a “web social”. O marketing de media social é considerado como a próxima geração de envolvimento empresarial para promover o reconhecimento e envolvimento da marca. Assim poderão atrair potenciais clientes e tirar proveito de conteúdo gerado pelo utilizador para incrementar a estratégia de negócios e a de geração de valor. Com o avanço da Internet, em especial as tecnologias da Web 2.0, os medias sociais fornecem uma plataforma incomparável para os consumidores divulgarem e partilharem as suas experiências de produtos e opiniões, ou seja, através do boca-a-boca ou de comentários colocados pelos próprios consumidores. art012 - Social-MediaOs mass media fornecem uma grande quantidade de informação, que nos afecta de várias maneiras. No entanto, muitas vezes, as pessoas recebem informações não dos meios de comunicação directamente, mas através das opiniões dos indivíduos chamados líderes de opinião. Na verdade, parece que os líderes de opinião têm mais influência sobre as pessoas do que a comunicação social. Enquanto o público não costuma aceitar as informações dos meios de comunicação de forma acrítica, eles tendem a aceitar facilmente as informações de líderes de opinião. Isto sugere que os líderes de opinião são representantes nas suas redes sociais. Especialmente na era da Web 2.0, o número de utilizadores e a quantidade de informações aumentou substancialmente devido aos vários tipos de participação do consumidor. Cada vez mais os consumidores baseiam-se na web e em plataformas de partilha de informações para, consoante as experiências de outros consumidores ou dos líderes de opinião, tomarem decisões. O potencial de alcance das redes sociais é surpreendente, pois as redes sociais são “age-neutral”, alcançam todas as faixas etárias. Para as empresas, a dificuldade passa por perceber o que é que as “extensões online” dos consumidores desejam e estimam. Considera-se pois imperativo que as empresas estejam presentes nos medias sociais de forma a poder gerar comunicação bi-direcional com os seus consumidores e potenciais consumidores. Uma estratégia de social media é fundamental.

 

Leave a Reply